domingo, setembro 22, 2013

I luv mug...Café compartilhado

Oiii, meus amoreeees.. saudade de vocês, viu... a correria é a maior responsável do meu sumiço...e mais!! *Elvira resolveu adoecer - de nooooovo! Pois é... ( *Elvira é meu note!É...Meu note é menina...rs) 
Cóf...(tosse seca..rs)
Então, já viu, néanh... eis-me aqui no micro da filhinha...#atéquando...
Vamos já começar a postar sobre uma nova categoria do blog?
Tenho certeza que amarei postar!!! 
"I luv mug"

! Como sabem, faço coleção (Vocês sabem, néanh? o.O Ou não? rs  Enfim...agora sabem...rs) de canecas...e recentemente xícaras e pratinhos de sobremesa...Resolví criar esta categoria para, além de mostrar minhas canecas, não só da minha coleção, como as que vou adquirindo recentemente, Aproveitiando o "gancho", vou falar sobre uma das bebidas mais diliças: O café... às vezes do chá...do achocolatado mas, certamente, o café será campeão de aparições nesta categoria... êbaaa! rs
Para dar início à nossa prosa...bóra para este Café?
Tudo indica que ele fica na Vila Madalena. E há o famoso compartilhado" ou  "Café pendente". Funciona assim: A pessoa toma um café e deixa pago mais um para o visitante.
Essa gentileza toda foi inspirada no livro The Hanging Coffee,  A personagem deixava pago dois cafés: o seu e o do próximo visitante. 
O Café é o  Ekoa Café . 

Este vídeo abaixo explica direitinho:


Há sempre um bilhetinho deixado pela pessoa que pagou o café...

Há 3 anos esta idéia está dando muito certo no Café. Mas em Nápoles foi onde surgiu.

Não pagavam apenas uma xícara de café, mas comida propriamente dita.

Esse costume atravessou fronteiras...vindo acontecer no Brasil e diversos países.

Achei super genial esta idéia, e vocês? 
Pata abrilhantar o "I luv mug", lá vai a canequinha nova da minha coleção. Garimpada no Extra Supermercados. Lindinha, lindinha...
 ..e aproveitando para postar foto ruins tiradas do celular... \o/ #atéquando ? rs







Vai um cafezinho aí? rs
E vocês...gostam de café? E canecas... tem algum xodó por canequinha aí na sua casa?
Besitos...Bona nit!

Hasta!

quarta-feira, setembro 11, 2013

Flamenco! Olé!

Achei tão fofa esse festinha!!! Como alguns devem saber (talvez não...), danço flamenco desde março deste ano. 

flamenco é a música e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha, assim como Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Em 16 novembro de 2010 o Flamenco foi declarado Património Imaterial da Humanidade. 

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por violão, ou guitarra clássica (toque), palmassapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
  • Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os Mouros, os Ciganos e os judeus foram todos perseguidos pela inquisição espanhola em diversos tempos
  • Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actuações em comunidade
  • O flamenco não foi considerado uma forma de arte, sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.
Foi nesta situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes "compas" (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos. Muitas das músicas flamencas aindas reflectem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas nocturnas durante essa época. Música mais recente de outras regiões de Espanha, influenciaram e foram influenciadas pelo estilo tradicional do flamenco.
A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura, remonta a 1774 no livro "Cartas marruecas" de José Cadalso. No entanto a origem do termo "flamenco" continua a ser assunto bastante debatido. Muitos pensam que se trata de um termo espanhol que originalmente significava flamengo ("flamende"). Contudo, existem outras teorias. Uma das quais, sugere que a palavra tem origem árabe, retirada das palavras "felag mengu" (que significa algo como "camponês de passagem" ou fugitivo camponês")
Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910, o flamenco desenvolveu-se rapidamente nos chamados "cafés cantantes". Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que acompanhavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco. Julián Arcas foi um dos primeiros compositores a escrever música flamenca especialmente para a guitarra.
A guitarra flamenca, o violão, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras (como é chamado o violão na Espanha) teriam aparecido em Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objetivo de produzir um som mais agudo.

Categorias do flamenco

O flamenco é atualmente dividido em três categorias:

  • Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
  • Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para o violão (guitarra) quanto para a dança e para o canteflamencos.
  • Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion.
As categorias de flamenco se subdividem em estruturas rítmicas chamadas palos. Por exemplo:
  • Soleá
  • Malagueña
  • Bulerias
  • Calliano
  • Rumbas
  • Sevillanas (Essa é uma das que estou ensaiando para uma apresentação)
  • Jondo
  • Tientos
  • Tarantas

Alguns autores conhecidos do flamenco na atualidade são:
Eu poderia ter escolhido qualquer outra dança...mas escolhi a dança Flamenco em especial porque primeiro, tenho raízes espanholas (meu pai é natural de Blanes)...a escolhi por querer resgatar um pouquinho da cultura da família...sem falar que a dança em si é lindíssima. Ao contrário de muitas danças, ela não exibe sexualidade mas a força da mulher espanhola. Como mencionado acima, o Flamenco tem toda uma história e tradição, o que acho muito interessante.
Como diz minha professora Kátia, para se dançar flamenco é preciso paixão! Porque não se dança apenas... como qualquer coisa que os espanhóis fazem, é preciso sentimento...
Para minha surpresa e alegria, na Escola de dança Espaço Dançarte, aqui mesmo no Embu, há o curso e finalmente, pude realizar meu desejo: aprender flamenco.

Outro motivo que me fez escolher o Flamenco: Como sabem, pois já falei aqui, fiquei 1 ano aleijada dos dois pés. Desafiei a mim mesma...queria poder não só andar, mas dançar.
Mas, como alguém que só podia andar com andador dentro de casa e de cadeira de rodas ía no médico poderia...dançar?!?!
Como alguém já cantou: "É uma questão de fé!"Fé num Deus que tudo pode fazer...porém o que é para eu e você fazermos, Ele não faz...
O que eu poderia fazer? Ter fé nEle...que eu poderia não só voltar a andar, mas dançar...estudar...correr...malhar...e tudo que eu quisesse.
Améééém!
Desafio aceito! E vencí!Aleluia!
Hoje vivo um novo tempo...tempo de cura...de milagres...novidade de vida!!!
Eu tinha duas escolhas: ficar prostrada, chorando...ou reagir...encarar a situação de frente!
Escolhí não me render.
Portanto, nada é impossível para aquele que crer!!!
Sendo assim, caso você esteja triste...cabisbaixo...achando que acabou pra você...faz favor, heim... hum...
Vamos tratando de levantar a cabeça e ir à luta!!!Ainda tem muita coisa pra você viver...

(Já pode fazer uma festinha com essa decoração flamenca?rs)

Vamos conhecer algumas variações do flamenco:

Sevillana (Fiquei hipnotizada com esse casal!)


Sevillanas religiosas

Flamenco Pop

Flamenco árabe


Flamenco com leque

Trecho de um dos filmes de Carlos Saura


Com Antônio Gades, um bailarino espanhol considerado expressão máxima do Flamenco.
(Olha esses meninos dançando, genteeeeem!!Por que que no Brasil há um preconceito tão grande, heim?!?!?! Puxa vida...só se quer dançar sertanejo...quando falam em balét clássico ou flamenco, já é coisa para mulherzinha... nada a ver, néanh... Isso é arte!!!!)


Com Manton


Com castanholas

Eu e minha professora, Kátia Di Clemente
(Não reparem, genteeeem!!! rsrs O começo de tudo...Apenas um pedacinho do Tango flamenco que estamos ensaiando para outra apresentação...)
Bom...achoque é isso...
Fiz o resumo do resumo do resumo...rs
Aos poucos, estarei postando mais sobre o assunto...estava devendo pra vocês...

Fonte da decoração flamenca

*Estou atrasadíssima para postar as fotos do Instagram!!! \o/ Farei isso o quanto antes, ok?Tô enrolada da Silva!!! :D

Bona nit!!!Besitos!!!
Hasta!
@meninarosa  Store menina rosa

domingo, setembro 01, 2013

Participando de um novo Projeto fotográfico: #Desafiodoleitor


Eu aaaamo participar de projetinhos fofos e criativos!!!

O mais recente foi criado pela fofa Nanda Torres, do blog "Lado de dentro".
Achei tão genial e fiquei muito feliz em poder participar!!! Yupiiii! :D
O nome do Projeto é #Desafiodoleitor.
O Primeiro aconteceu em Agosto.
Vamos entender um "cadim" mais?


Esta foto acima foi a escolhida para o Projeto. (Enviei duas para a Nanda escolher...)
Amei! Para ver as fotos das demais meninas que participaram do projeto, basta clicar aqui.

E o Desafio de Setembro já está valendooooo! Bóra participar?
Projeto #Desafiodoleitor - Setembro ! 

Êêêêbaaa...ÊêêÊbaaa...êba, êba, êêÊÊbaaaa! :D

Besitos!Bona nit!!

Hasta!
Pin It button on image hover